domingo, 2 de janeiro de 2011

GRUPO DE ESTUDOS TERRITORIAIS

A invisibilidade de diversos grupos sociais no discurso geográfico deve ser questionada, através da promoção de um debate sobre a construção da Geografia. Criar novas perspectivas têm sido trabalho difícil, já que a própria construção da Ciência, seus conceitos e métodos fundantes, é fruto do processo de colonialidade e racionalidade moderna, oriundos do saber produzido sob a ótica masculina. Estas questões se colocam como um desafio ao GETE-UEPG (Grupo de Estudos Territoriais/Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná), à produzir uma Geografia distinta a descrita acima. Para tanto, nossas pesquisas vem, desde o ano de 2003, desenvolvendo trabalhos buscando compreender as relações entre Espaço – Gênero – Sexualidade. Nossos principais resultados são:

Monografias:
Espaços de transgressão: participação política feminina na periferia de Ponta Grossa – Paraná. 2005. (Almir Nabozny).
Pobreza, gênero e deslocamentos espaciais intra-urbanos em Ponta Grossa – Paraná. 2005. (Marcio Ornat).
As representações sociais das mulheres chefes de família sobre o arroio do Padre em Ponta Grossa – Paraná. 2005. (Rodrigo Rossi).

Dissertações de Mestrado:
A complexidade espacial da exploração comercial sexual infanto-juvenil feminina: entre táticas e estratégias de (in)visibilidade. 2008. (Almir Nabozny).
Território da prostituição e instituição do ser travesti em Ponta Grossa – Paraná. 2008. (Marcio Ornat).

Protocolos de Pesquisa:
Espaço, cultura e poder na configuração das relações de gênero na periferia pobre de Ponta Grossa – Paraná. (08/2004 a 07/2005). Coord. Drª Joseli Maria Silva.
Ausências e silêncios do discurso geográfico: a produção do espaço interdito. (Em andamento.- 03/2007 a 03/2009). Coord. Drª Joseli Maria Silva.

Artigos Publicados:
NABOZNY, Almir. Uma discussão sobre gênero e acesso ao espaço urbano: o paradoxo da participação política cívica e da participação no Estado. Revista de História Regional. Ponta Grossa: Dep. História, UEPG. Vol.11(1), verão de 2006. p. 07-28.
NABOZNY, Almir; ORNAT, Marcio. SILVA, Joseli Maria. A visibilidade e a invisibilidade feminina na pesquisa geográfica: uma questão de escolhas metodológicas. Revista Terra Livre, 2008.
ORNAT, Marcio Jose. Território e prostituição travesti: uma proposta de discussão. (No prelo).
ORNAT, Marcio Jose. Do território instituído ao território instituinte do ser travesti: algumas reflexões teóricas e metodológicas. (No prelo).
ORNAT, Marcio Jose; SILVA, Joseli Maria. Deslocamento cotidiano e gênero: acessibilidade diferencial de homens e mulheres ao espaço urbano de Ponta Grossa – Paraná. In: Revista de História Regional. Volume 12, Número 01 – Verão de 2007. p. 175 - 195
ORNAT, Marcio Jose; SILVA, Joseli Maria. Paradoxos em geografia queer: dos espaços interditos à instituição dos territórios travestis. (No prelo).
SILVA, Joseli Maria. Um ensaio sobre as potencialidades do uso do conceito de gênero na análise geográfica. In: Revista de História Regional. Ponta Grossa: Dep. História, UEPG. Vol.8(1), verão de 2003. p. 31-45.

Capitulo de livros:
SILVA, Joseli Maria. Análise do espaço sob a perspectiva do gênero: Um desafio para a Geografia Cultural Brasileira. In: CORRÊA, Roberto. Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Org) Geografia: Temas Sobre Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005. p. 173-189.

Dissertações em andamento:
Alides Chimin. Espaço Geográfico na Composição das Vulnerabilidades do Meninos Adolescentes em Conflito com a Lei em Ponta Grossa - Paraná. (Mestrado em Geografia - UEPG).
Rodrigo Rossi. A Instituição dos Territórios na Composição da Existtência Cotidiana dos Adolescentes do Sexo Masculino em Conflito com a Lei em POnta Grossa - Paraná. (Mestrado em Geografia - UEPG).

Monografias em Andamento
Juliana Przybysz. A Dimensão Sócio-Espacial da Re-Organização das Famílias de Baixa Renda Após a Dissolução Conjugal em Ponta Grossa - Paraná.
Karina Eugênia Fioravante. Espaço e Ressocialização das Mulheres Egressas do Sistema Penitenciário em Ponta Grossa - Paraná.

Demais trabalhos em andamento:
Espaço e Vulnerabilidade dos Adolescentes em Conflito com a Lei, Segundo a Perspectiva de Gênero na Cidade de Ponta Grossa - Paraná. (Giovana Budny - Iniciação Científica)
Território descontínuo e multiterritorialidade na prostituição travesti no brasil meridional. (Marcio Ornat – Tese Doutorado).
Imigração ilegal e as representações sociais das mulheres brasileiras profissionais do sexo em Madrid – Espanha.(Joseli Maria Silva – Pós-Doc).

Parcerias:
Ong Renascer – Ponta Grossa – Paraná.
Rede de Estudos de Geografia e Gênero da América Latina.
Projeto Universidade Sem Fronteiras - SETI.

Contato:
Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Avenida Carlos Cavalcanti, 4748.
Uvaranas – Ponta Grossa – Paraná.
CEP 840303-900.
Departamento de Geociências.

E-mail:
geogenero@gmail.com

Site Oficial GETE:
http://www.gete.net.br/

Nenhum comentário: